Crise de divisas na índia 1991


1991 Crise.


No final dos anos 80, a Índia enfrentou uma crise da Balança de Pagamentos (BoP), devido a empréstimos insustentáveis ​​e altas despesas. O Défice da Conta Corrente (3,5 por cento) em 1990-91 enfraqueceu massivamente a capacidade de financiar o déficit.


Indicadores Macroeconômicos e Situação da Balança de Pagamentos em 1990-1991:


O déficit comercial aumentou de Rs. 12,400 crore em 1989-90 para Rs. 16,900 crore em 1990-91.


O déficit da conta corrente aumentou de Rs. 11,350 crore em 1989-90 para Rs. 17,350 crore em 1990-91.


A relação CAD / PIB aumentou de 2,3 em 1989-90 para 3,1% em 1990-91. Além disso, o índice de déficit fiscal para PIB foi superior a 7% durante os dois anos 1989-90 e 1990-91. As reservas de câmbio, destinadas a cobrir os custos de importação por dois anos (1989-1991), foram suficientes para cobrir cerca de dois meses e meio de importações.


A taxa média de inflação foi de 7,5% em 1989-90, que subiu para 10% no ano de 1990-91. Em 1991-92, cruzou 13%. A taxa de crescimento do PIB, que foi de 6,5% em 1989-90, caiu para 5,5% em 1990-1991.


A crise da Balança de Pagamentos também afetou o desempenho do setor industrial. A taxa média de crescimento industrial foi de 8% na segunda metade dos anos 80. Em 1989-90, foi de 8,6 por cento e em 1990-91 foi de 8,2 por cento.


As reservas cambiais da Índia estavam em Rs. 5.277 crore em 31 de dezembro de 1989, que declinou para Rs. 2,152 crore até o final de dezembro de 1990. Entre maio e julho de 1991, essas reservas variaram entre Rs. 2.500 crore para 3.300 crore.


As principais causas da crise da Balança de Pagamentos de 1990-91 foram as seguintes:


Destruição do bloco soviético: o comércio da Rúpia (o pagamento do comércio foi feito em rupias) com o bloco soviético foi um elemento importante do comércio total da Índia até a década de 1980. No entanto, a introdução de Glasnost e Perestroika e a ruptura dos países da Europa Oriental levaram à rescisão de vários acordos de pagamento em roupagens em 1990-91. Como conseqüência, o fluxo de novos créditos comerciais em rupia diminuiu abruptamente em 1990-1991. Além disso, houve também um declínio nas nossas exportações para a Europa Oriental - essas exportações constituíram 22,1% das exportações totais em 1980 e 19,3% em 1989; mas diminuíram para 17,9% em 1990-91 e para 10,9% em 1991-92. Guerra do Iraque-Kuwait: a crise do Golfo começou com a invasão do Kuwait pelo Iraque no início de agosto de 1990. Os preços do petróleo bruto subiram rapidamente depois, de US $ 15 por barril em julho de 1990 para US $ 35 por barril em outubro de 1990. Iraque e Kuwait foram as principais fontes das importações de petróleo da Índia e a guerra tornou necessário comprar petróleo no mercado à vista. As compras a curto prazo do mercado à vista tiveram que ser seguidas por novos contratos de longo prazo a preços mais elevados. Como resultado, a conta de importação de petróleo aumentou cerca de 60% em 1990-91 e manteve-se 40% acima do nível de 1989-90 no próximo ano. Conforme observado em Economic Survey (1991-92):


"A causa imediata da perda de reservas a partir de setembro de 1990 foi um aumento acentuado nas importações de petróleo e produtos petrolíferos (de uma média de US $ 287 milhões em junho-agosto de 1990, as importações de produtos petrolíferos aumentaram acentuadamente para US $ 671 milhões em 6 meses). Isso representou o aumento do déficit comercial de uma média de US $ 356 milhões por mês em junho-agosto de 1990 para US $ 677 milhões por mês nos próximos 6 meses. "Crescimento lento de importantes parceiros comerciais: a deterioração da conta corrente também foi induzida pelo lento crescimento nas economias de importantes parceiros comerciais. Os mercados de exportação foram fracos no período que antecedeu a crise da Índia, já que o crescimento mundial diminuiu de 4,5% em 1988 para 2,25% em 1991. O declínio foi ainda maior para os EUA, o maior destino de exportação da Índia. Nos Estados Unidos, o crescimento caiu de 3.9 por cento em 1988 para 0.8 por cento em 1990 e -1 por cento em 1991. Incerteza política e instabilidade: o período de novembro de 1989 a maio de 1991 foi marcado com incerteza política e instabilidade na Índia. Na verdade, dentro de um período de um ano e meio havia três governos de coalizão e três Primeiros Ministros. Isso levou a uma demora na solução da crise do saldo de pagamento em andamento e também levou a uma perda de confiança dos investidores. Perda da confiança dos investidores: o aumento dos déficits da conta corrente e as perdas de reservas contribuíram para a baixa confiança dos investidores, que foi ainda mais enfraquecida pela incerteza política. Isso foi agravado pelo downgrade da classificação de crédito da Índia por agências de notação de crédito. Em março de 1991, as agências internacionais de Rating de Crédito Standard & amp; Poor's e Moody's, diminuíram a classificação da dívida estrangeira a longo prazo da Índia até o final do grau de investimento. Devido à perda de confiança dos investidores, o financiamento dos bancos comerciais tornou-se difícil de obter e as saídas começaram a ocorrer na dívida externa de curto prazo, já que os credores ficaram relutantes em reverter os empréstimos vencidos. Indisciplina Fiscal: o Economic Survey (1991-92) observou categoricamente que:


"Ao longo da década de oitenta, todos os indicadores importantes de desequilíbrios fiscais estavam em ascensão. Estes eram o déficit orçamentário convencional, o déficit de receita, o déficit monetizado e o déficit fiscal bruto. Além disso, o conceito de déficit fiscal é uma medida mais completa de desequilíbrio macroeconômico, pois reflete o endividamento do governo. Este déficit fiscal bruto do governo central foi de mais de 8% do PIB desde 1985 - 86, em comparação com 6% no início dos anos 80 e 4% em meados da década de 1970. "Aumento das importações não petrolíferas: as tendências das importações e exportações mostram que as importações aumentaram muito mais rapidamente do que as exportações na década de oitenta. As importações aumentaram 2,3% do PIB, enquanto as exportações aumentaram apenas 0,3% do PIB. Como conseqüência, o déficit comercial aumentou de uma média de 1,2% do PIB nos anos setenta, para 3,2% do PIB nos anos oitenta.


Importações de petróleo e não petrolíferas (em Rs. Crores)


Aumento da dívida externa: na segunda metade da década de 1980, o déficit da balança corrente apresentava uma tendência crescente e estava se tornando insustentável. Uma questão importante foi a forma como esse déficit estava sendo financiado. O déficit da balança corrente foi principalmente financiado com fontes onerosas de financiamento externo, tais como empréstimos comerciais externos, depósitos NRI, etc.


No contexto da dívida externa, merecem destaque as seguintes observações: 0.


O período dos anos oitenta foi marcado por uma redução nos fluxos de assistência concessional à Índia, principalmente do Grupo do Banco Mundial. Em 1980, os desembolsos em condições favoráveis ​​constituíam mais de 89% da assistência à Índia de fontes multilaterais; em 1990, essa proporção diminuiu para cerca de 35%. Devido a uma diminuição da assistência concessionária, houve um aumento no custo médio de juros do empréstimo externo. Houve uma mudança na composição da dívida à medida que mudou de fontes oficiais (como fontes bilaterais) para fontes privadas como empréstimos comerciais externos (BCE) e depósitos de NRI. Estas fontes privadas eram mais dispendiosas. A dívida externa foi canalizada para financiar o déficit do governo. A dívida externa da Índia aumentou de Rs. 194.70 crore (USD 23.50 bilhões) em 1980-81 para Rs. 459,61 crore (USD 37,50 bilhões) em 1985 - 86. Subiu para Rs. 1,003.76 crore (USD 58,63 bilhões) em 1989-90. Em 1990-91, era Rs. 1.229,50 crore (USD 63,40 bilhões)


Assim, a situação da balança de pagamentos chegou ao colapso em 1991, principalmente porque os déficits da conta corrente foram principalmente financiados por empréstimos do exterior. A situação econômica da Índia era crítica; o governo estava perto do padrão. Com as reservas cambiais da Índia em US $ 1,2 bilhão em janeiro de 1991 e em meados de junho, em um montante que não era suficiente para cobrir cerca de três semanas de importações essenciais, a Índia era apenas uma semana de inadimplência em suas obrigações externas de saldo de pagamento.


A resposta imediata do governo da Índia foi garantir um empréstimo de emergência de US $ 2,2 bilhões do Fundo Monetário Internacional ao comprometer 67 toneladas de reservas de ouro da Índia como garantia. O Banco da Reserva da Índia teve que transportar 47 toneladas de ouro para o Banco da Inglaterra e 20 toneladas de ouro para o Union Bank of Switzerland para aumentar USD 600 milhões.


Esses movimentos ajudaram a dominar temporariamente o saldo da crise de pagamento e iniciaram o processo de reforma econômica de P V Narasimha Rao.


O longo caminho para a crise econômica de 1991.


Antes de 1991, todas as principais crises econômicas pós-independência na Índia foram causadas por forças exógenas e a contribuição dos erros políticos para a sua exacerbação, apesar da guerra ou da seca ou choques globais de commodities. Não a crise de 1991.


Em seu estudo seminal da economia indiana, Joshi e Little chamaram a crise de 1991 de uma crise induzida pela política por excelência. Não se desenvolveu de um dia para o outro. As crises raramente fazem. Foi causada por mais de uma década de imprudência. O orçamento de 1979 foi um ponto de viragem do conservadorismo relativo da gestão fiscal anterior. Ao longo da próxima década, os déficits de déficit e déficit de gêmeos cresceram continuamente. Aqui, examino o longo caminho para o desastre econômico que abalou a Índia em 1991.


A crise de 1979-81.


A política fiscal já estava bastante solta no verão de 1979, quando a Índia sofreu a pior seca desde a Independência e o choque global do petróleo (causado pela Revolução Islâmica no Irã).


A Sétima Comissão das Finanças (1977) recomendou um aumento bastante grande nos estados & rsquo; parte das receitas fiscais do governo central sem qualquer redução nas responsabilidades do centro. O déficit fiscal do governo central aumentou, mas essas transferências foram apenas uma pequena parte do problema.


Um novo "despertar político" e rdquo; e "decadência política" tomaram seu pedágio na bolsa pública. O primeiro refere-se ao auto-despertar e à afirmação política de grupos até então silenciosos, como os agricultores, que formaram a espinha dorsal de muitos partidos na coalizão Janata. Este último refere-se a um declínio na capacidade das instituições políticas para lidar com essas reivindicações de forma legítima ou satisfatória. A dependência de medidas populistas de curto prazo, principalmente sob a forma de generosidade do governo, seguiu desta decadência.


Este período registrou um aumento nos preços de compras de cereais alimentícios (sem qualquer aumento no preço de emissão) e dedução fiscal sobre insumos agrícolas. Subsídios de fertilizantes aumentaram dez vezes (de Rs60 crore para Rs600 crore) durante o governo Janata (1977-80). Os subsídios alimentares e de exportação também cresceram rapidamente.


O déficit fiscal, que havia sido abaixo de 5% na maior parte da década de 1970, subiu para 5,7% e 6,5% nos últimos dois anos do governo Janata. Um maior fardo de pagamento de juros devido a uma combinação de déficit primário mais amplo (déficit fiscal excluindo pagamentos de juros) e maior custo de empréstimos, forte crescimento no setor público de empregos e salários, resgate das empresas do setor público deficitárias e menor crescimento nas receitas públicas a situação pior. O único fator atenuante foi a redução do investimento público, em parte por restrições orçamentárias e em parte por paralisia política.


Enquanto isso, a liberalização gradual das importações a partir de 1976 se manifestou bastante no rápido crescimento das importações, especialmente a dos bens intermediários e de bens de capital. Infelizmente, o crescimento das exportações não conseguiu manter-se. A ajuda internacional e os empréstimos começaram a secar depois de 1976. Por enquanto, as remessas de remessas provenientes dos trabalhadores no Golfo Persa obstruíram o furo da conta corrente e facilitaram uma forte acumulação de reservas no exterior, havia mais de US $ 7 bilhões em reservas em 1978, o que era suficiente para pagar nove meses de importações.


Por outro lado, essa acumulação de reservas não esterilizadas refletiu-se em um aumento da oferta monetária total (os fluxos de dólar foram acumulados pelo banco central, enquanto pagavam em rupias). O amplo crescimento do dinheiro e a mdash, com uma média de 20% durante os anos de Janata, foram impulsionados pelo aumento do descoberto do Banco Central da Índia (RBI) para os governos central e estadual.


A severa seca e o choque global do petróleo de 1979 vieram neste pano de fundo de irresponsabilidade fiscal, rápida expansão monetária e instabilidade política (o governo de Janata dividiu-se e já estava a caminho). Enquanto a produção de grãos agrícolas e alimentares caiu em um sexto, os termos de troca (a proporção de exportações para os preços de importação) deterioraram-se em um terço devido ao aumento do preço do petróleo e o déficit da conta corrente deteriorou-se de 4% (1978-79) das exportações para 31 % (1981-82).


Distúrbios em Assam reduziram também o abastecimento doméstico de petróleo. A inflação, já começando a reagir ao crescimento do dinheiro reprimido, acelerou o preço, o índice de preços no atacado atingiu os altos índices.


Felizmente, as lições de crises anteriores foram aprendidas, e mesmo que os preços dos alimentos subissem, o governo acumulou reservas suficientes de cereais para evitar uma grave crise alimentar. Paralelamente, a acumulação prudente de reservas cambiais nos anos anteriores permitiu ao governo evitar a supressão de importação. No entanto, a situação era sombria, com a escassez de combustível levando a uma crise de energia e transporte. As deficiências históricas na infra-estrutura começaram a morder mais. Seguiu-se uma recessão industrial.


Em uma desaceleração da reação política a crises anteriores, o governo procurou obter um "ajuste expansionista", ou seja, um aumento nos investimentos, especialmente no desenvolvimento do setor de energia, exportações, crescimento e poupança, em vez da restrição habitual em despesas fiscais ou importações. Para ajudar a financiar esse pacote, o governo foi forçado a se aproximar do Fundo Monetário Internacional em 1980.


Mais tarde naquele ano, a Índia e o FMI iniciaram as negociações para um empréstimo maior, com uma melodia de bilhões de dólares, para antecipar as necessidades de financiamento do sexto plano quinquenal. Em vez de defender a restrição fiscal como de costume, o FMI ajudou a financiar o desenvolvimento bem sucedido da Comissão de Petróleo e Gás Natural, ou ONGC.


Para evitar dar a impressão de atuar sob coação e também para dissipar as preocupações do Fundo com a intenção do governo de mobilizar recursos domésticos, um orçamento difícil foi apresentado em 1981. Além de aumentar os impostos indiretos, os preços administrados para várias commodities foram criado. Infelizmente, o orçamento de 1981 foi um único e o déficit manteve-se no final mais alto de 8-11% do PIB para a próxima década.


Finanças públicas na década de 1980.


Uma vez que um acordo com o FMI foi negociado e a crise lidou, o Ministério das Finanças voltou a sua jornada para a ruína financeira em 1982. O déficit fiscal do governo consolidado, que tinha em média 4,75% do PIB na década anterior a 1979, Em média, 9% na década seguinte, a média mascara a deterioração dos anos Rajiv Gandhi (1985-89), quando a média foi de 10%.


Quais foram os fatores que levaram a isso?


Desviando-se dos anos de Janata, havia agora um foco bem-vindo no investimento público sob Indira Gandhi (1980-84). A média abaixo de 8% do PIB para a década anterior a 1979, o investimento público era bem acima de 10% nos próximos 10 anos.


Infelizmente, a despesa não foi compensada nem pela mobilização de receita ou pela poupança em outros lugares, de fato, as despesas atuais explodiram de 15% do PIB nos anos 70 para 21% na década de 1980. Se não fosse pela nova rentabilidade das empresas de petróleo estatais revividas, a economia do setor público teria diminuído em vez de apenas estagnar.


Durante os anos de Rajiv Gandhi, houve um aumento na receita, mas devido a maiores tarifas de projetistas, em vez da história oficial de um efeito semelhante a uma curva de Laffer, a cobrança total de impostos supostamente aumenta com o corte das taxas, já que as pessoas são incentivadas a trabalhe mais e continue com as receitas e reduções de impostos corporativos.


O déficit foi financiado por uma combinação de empréstimos externos do FMI, do Banco Mundial e de fontes comerciais, bem como pelo afastamento do setor privado, e os requisitos mais elevados de reservas bancárias para acomodar as necessidades de financiamento do governo reduzem a disponibilidade de crédito para o setor privado; e monetização de déficit (essencialmente impressão de dinheiro pelo RBI).


O medo de alimentar a inflação significou que a dependência do RBI não era completa e o crédito do banco central ao governo como uma porcentagem do déficit fiscal bruto, de fato, caiu de 49% para 22% entre 1980 e 1989 e fontes externas tinha que ser explorado. As empresas do setor público foram autorizadas a aumentar os empréstimos bancários no exterior. As altas taxas de juros domésticos em comparação com os mercados financeiros globais tornaram esta uma opção particularmente atraente. As políticas fiscais expansivas e o desejo de atrair depósitos de NRI mantiveram altas taxas de juros domésticas.


Os emprestadores globais, que se recuperaram de uma série de padrões na América Latina no final da década de 1970 até o início da década de 1980 (a chamada crise dos PMD), procuravam empréstimos solventes solventes e a Índia se destacava. No decorrer das minhas entrevistas com os burocratas daquela época, cheguei às especulações de que os gerentes do setor público indiano podem ter recebido propinas de credores estrangeiros e, em particular, os investidores japoneses a despejar dinheiro e dinheiro, para fazê-los assumir mais dívidas externas. Assim, o financiamento da dívida externa dos déficits fiscais não foi difícil apesar do declínio na ajuda externa, que caiu de 75% do déficit da conta corrente nos anos 80 para apenas 22% em 1990-91.


No entanto, empréstimos comerciais externos ou não concessionais, como o nome sugere, eram mais caros. O agravamento dos termos do empréstimo triplicou os custos e os custos do serviço da dívida, os pagamentos do serviço da dívida aos recibos das contas correntes durante a década, que aumentaram de 10% em 1980-81 para 30% em 1990-91. No final da década de 1980, o governo dos gastos com juros totais da Índia era mais do que isso em defesa ou subsídios.


Tudo isso se espalharia pela balança de pagamentos.


Balança de pagamentos na década de 1980.


Um modesto superávit de conta corrente anterior à crise que se transformou em déficit em 1979 continuou assim e continuou a deteriorar-se ao longo da década de 1980, atingindo 3,5% do PIB em 1990-91. Usando o déficit da conta corrente como uma porcentagem das exportações em vez do PIB, uma métrica mais adequada para a Índia, dada a escassa renda estrangeira, a situação parecia ainda maior. O déficit da balança corrente permaneceu entre 40% e 50% das exportações durante a segunda metade da década de 1980, o que implica que os ganhos cambiais poderiam cobrir apenas cerca de 50 a 60% das despesas em moeda estrangeira. Como resultado, os passivos externos totais mais do que duplicaram em percentagem da renda nacional bruta, de 11% para 26%, entre 1980 e 1990. Quase metade dessas responsabilidades eram devidas pelo setor público.


Houve um debate sobre o quanto a liberalização do regime comercial e industrial, e não apenas o déficit fiscal, contribuiu para a crise da balança de pagamentos, facilitando o aumento das importações. Um argumento que culpa a liberalização encontra ressonância especialmente entre aqueles que estão à esquerda do espectro político-ideológico, e também entre os apologistas do Congresso.


No entanto, um olhar mais atento sobre os dados sugere que a intensidade de importação da produção doméstica mal mudou durante a década. Como as importações permaneceram dentro da faixa de 8-9% do PIB, foi o crescimento da produção global que provocou o aumento das importações.


A natureza da liberalização das importações era tal que só tornava os processos menos pesados, e as importações ainda eram principalmente confinadas ao essencial. Portanto, a raiz da crise da balança de pagamentos situa-se, em primeiro lugar, no déficit de investimento-poupança impulsionado pela perda fiscal; em segundo lugar, a dependência de empréstimos externos não concessionais para financiar esse déficit; e, finalmente, a incapacidade do crescimento das exportações para acompanhar o crescimento das importações, ou seja, uma queda direta de um modelo de crescimento econômico impulsionado pela demanda interna financiada por empréstimos públicos.


O desenvolvimento dos suprimentos de petróleo doméstico após a crise foi um positivo definitivo para a balança de pagamentos. A produção doméstica de petróleo bruto duplicou entre 1981-82 e 1984-85, e sua participação no consumo total de petróleo doméstico subiu de menos de 50% para 75%, aliviando a pressão sobre a conta de importação. Alguns dos últimos também foram reduzidos à supressão do consumo e ao declínio dos preços globais do petróleo.


No entanto, o desempenho das exportações na primeira metade da década de 1980 foi ruim o suficiente para que a conta corrente permanecesse em déficit. Embora a economia global tenha sido atingida por um choque de demanda, o desempenho das exportações indianas foi muito pior do que seus pares. A valorização real da rupia foi um fator de importação por trás disso, o que, por sua vez, foi causado por alta inflação e falta de vontade institucional para ajustar a taxa de câmbio nominal em conformidade (a moeda deveria idealmente se depreciar para compensar a inflação doméstica para mantê-la competitiva em todo o mundo).


Essa atitude mudou mais tarde na década, e a depreciação real da rupia e o ressurgimento da economia global refletiram-se na melhoria no desempenho das exportações. No entanto, foi insuficiente para acompanhar as despesas de importação.


Além disso, a dívida externa crescente e mais onerosa se manifestou em pagamentos de juros mais elevados. Em 1990-91, a renda líquida de fator (uma receita negativa que foi em grande parte constituída por pagamentos de juros a credores globais) representou quase metade do déficit da conta corrente.


O RBI foi encarregado de cuidar das conseqüências da delinquência fiscal do governo. Na sua história institucional oficial, o banco central se esforça para destacar as instâncias em que os respectivos governadores da RBI emitiram avisos educados ao governo.


Manmohan Singh (governador para 1982-85) e RN Malhotra (1985-90) levantaram preocupações sobre o rápido crescimento da base monetária devido aos gastos do governo, a ameaça resultante da estabilidade de preços, o aumento dos déficits externos e a exclusão de crédito para o setor privado. Essas advertências ficaram surdas porque o ministério das finanças enfatizou as urgentes necessidades de desenvolvimento e defesa do país.


Em um exemplo típico de culpa do governo, o ministro das finanças V. P. Singh disse em 1985 que a economia indiana poderia absorver um financiamento do déficit substancialmente maior que o que as "teorias e análises econômicas tradicionais permitiriam".


Discursos orçamentários para a maioria desses anos não traem qualquer sensação de preocupação ou preocupação com os desequilíbrios crescentes. No discurso de orçamento entregue no início de 1986, V. P. Singh alegou que o registro do governo em manter os empréstimos externos em níveis prudentes. tem sido invejável & rdquo ;.


O primeiro-ministro Rajiv Gandhi assumiu a carteira de finanças no próximo orçamento, quando afirmou que "nós evitamos problemas de dívida", mesmo que ele reconhecesse que "o déficit é alto e eu não gosto disso. & Rdquo;


A Índia também teve um ministro das Finanças em tempo integral sob a forma de N. D. Tiwari pelo próximo orçamento. No entanto, ainda não houve mudança de atitude, com o orçamento de 1988 alegando orgulhosamente que a Índia seguiu uma política prudente no gerenciamento da dívida e evitou problemas do tipo enfrentados por vários outros países em desenvolvimento. & Rdquo;


O orçamento de 1989, apresentado por mais um novo rosto, Shankarrao Chavan, expressou preocupações sobre os déficits fiscais e contábeis correntes e a dívida externa (Shankarrao Chavan). No entanto, como salientou o orçamento de 1990, pouco foi feito para remediar a situação e, como nos orçamentos anteriores, houve excessos de gastos significativos.


Um novo governo estava em vigor em 1990 e a situação do serviço da dívida estava se tornando muito difícil para o governo ignorar. O novo ministro das finanças, Yashwant Sinha, declarou que (w) e poderia adiar essas opções apenas no perigo da nossa independência econômica e auto-confiança " para justificar alguns & ldquo; doloroso & rdquo; medidas (Shankarrao Chavan). No entanto, o orçamento não foi suficientemente difícil para impedir a crise. Na verdade, anunciou uma série de alívios de dívidas para agricultores, artesãos e tecelãs, que só adicionou ao passivo do governo.


Isso levanta a questão, os burocratas nos ministérios econômicos e ministros do gabinete adormecidos ao volante? Eles certamente não desconheciam o problema. Além do RBI, o FMI também estava suscitando preocupações com a falta de ajuste fiscal desde pelo menos no meio da década de 1980. As projeções de dívida de médio prazo do Fundo para a Índia a partir de 1988 (se o mesmo caminho de gastos fosse continuar nos próximos cinco anos), foram apenas de alguns pontos percentuais.


No entanto, desde que o governo não estava emprestando mais do FMI, o governo ignorou essas advertências sem consequências. Mas, apesar de advertências do lado oposto, o próprio governo emitiu um documento em branco em 1985 que suscitou preocupações com a estabilidade fiscal. A Pesquisa Econômica anual, preparada por uma equipe no Ministério das Finanças, também repetidamente emitiu avisos durante a década.


O fato de que, no momento em que Manmohan Singh subisse para apresentar o orçamento no verão de 1991, ele era o sétimo ministro das Finanças em seis anos, não ajudou as questões. Mas a preservação da memória institucional é uma das razões fundamentais para uma burocracia profissional e, portanto, o ministério das finanças não pode escapar à culpa.


O governo, talvez, seja perdoado se alguém se concentrasse exclusivamente e erroneamente na inflação para procurar sinais de excesso fiscal. Friedman tinha notado que "a inflação é sempre e em todos os lugares um fenômeno monetário". & rdquo; e na Índia, foi a política fiscal que impulsionou o crescimento monetário.


Escalando-se dos altos da crise de 1979-81, a inflação dos preços no atacado manteve-se relativamente moderada para a década. O governo, portanto, presumiu que tinha espaço fiscal. No entanto, o aumento de preços foi mantido sob controle por medidas monetárias selvagens que tornaram o crédito inacessível para todos, exceto o governo e mantendo os preços administrados baixos, quase um terço dos componentes da cesta do índice de preços por atacado foram administrados, administrados ou submetidos parcialmente a diferentes formas de mecanismos voluntários e outros. Como seria de esperar, o resultado era o excesso de oferta e o racionamento de bens.


Todo o governo tinha que fazer era olhar os valores da dívida. De 1980 a 1981 a 1990-91, a dívida pública doméstica cresceu quase 40%, passando de 40% do PIB para 55%, enquanto a dívida pública externa passou de 8,7% do PIB para 12,7%. Embora a última figura possa não parecer ameaçadora em si mesma, no contexto de um setor de exportação que contribuiu com menos de 8% para o PIB, foi bastante alarmante. Com todas as agências concebíveis tendo soado o klaxon, continuar no mesmo caminho era nada menos que insensível.


I. G. Patel, governador do RBI de 1977 a 1982, descrevendo a reação oficial em um discurso famoso (jstor / stable / 41498726), observou que "ldquo; já estava claro em 1986 que estávamos em uma armadilha de dívida interna que logo nos engolfaria em um armadilha da dívida externa. Em vez de tomar qualquer ação corretiva, fomos alegremente, emprestando cada vez mais em casa e em termos mais curtos e curtos no exterior. O clima para o capital oficial e concessional tornou-se irremediavelmente adverso por muitos anos. Mas a nossa resposta a isso não era esforçar-se mais pela auto-suficiência, mas para aumentar o montante, bem como a proporção de dívida de curto prazo em nosso endividamento externo total. & Rdquo;


Vijay Joshi e I. M.D. Little (1994) concluiu com base em entrevistas com os envolvidos que "análise defeituosa, falta de prudência e fraqueza em face da pressão". eram responsáveis.


As minhas próprias entrevistas com os que estão no governo nesse momento sugerem que, até a crise atingida em 1990, as exortações para a prudência foram descartadas como arenques vermelhos pela liderança do país. Enquanto o crescimento fosse alto e os credores estrangeiros estavam dispostos a financiar o déficit, ninguém estava preocupado com a sustentabilidade.


Na imaginação pública, foi o choque global do petróleo durante a Primeira Guerra do Golfo que causou a crise do saldo de pagamento em 1991. Mas isso foi apenas o gatilho. No final da década de 1980, a Índia era uma criança brincando com fósforos em uma fábrica de foguetes.


Ankit Mital é um economista e um acadêmico caduco. Ele está atualmente escrevendo um livro sobre a crise econômica e a liberalização de 1991.


A crise da BOP em 1991 na Índia - uma rápida revisão do passado.


Uma história longa, mas pode ser informativo se interessado na história econômica da Índia. A pior crise financeira, a Índia enfrentou a crise do Saldo de Pagamentos em 1991. Aqui tentei compilar a idéia básica de saldo de pagamento e como isso leva a crise. A segunda parte da leitura incluirá os detalhes sobre a situação fiscal da Índia que levou a esse fracasso econômico e as medidas assim tomadas pelo Governo para corrigi-lo. A Índia entrou em uma revolução econômica, o que provocou mudanças significativas na economia. A seguinte redação é uma espécie de takeaways de várias revistas e livros que eu mencionei (Bibliografia mencionada no final).


A reforma econômica de 1991 trouxe a transição global na Índia. A transição para uma Índia mais nova e uma mudança de perspectiva do governo em relação ao papel de jogadores e mercados privados na economia. A crise do Saldo de Pagamento, seguida da promessa de reservas de ouro, levando empréstimos do FMI e outro programa de ajuste estrutural (patrocinado pelo FMI e Banco Mundial) foram as etapas iniciais para as reformas econômicas que foram lançadas. A crise da BOP foi o resultado de décadas de políticas econômicas imprudentes que a Índia seguiu. Os arranjos institucionais da economia, antes de 1991, eram adequados, mas acabaram por deteriorar a situação fiscal do país. O papel da política fiscal na história da Índia é significativo. Em 1991, a Índia encontrou um déficit insustentável na balança de pagamentos. O país enfrentou grandes déficits por muito tempo e, como resultado, enfrentou a crise da balança de pagamentos.


Embora esta crise tenha sido um ponto de viragem, mas também uma oportunidade de fazer mudanças fundamentais na abordagem das políticas econômicas do país.


Para combater a crise, o governo tomou várias medidas fiscais, monetárias, comerciais, financeiras e industriais. Desde meados de 1991, a economia indiana partiu das políticas passadas prevaleceram após a independência. Liberalização, Privatização e Globalização são as palavras que mais ouvem as reformas que ocorreram após a crise. A economia da Índia se abriu em um novo regime através da nova política econômica (NEP). É necessário saber sobre a compulsão econômica que leva a tal crise que leva a essas reformas.


O que é BOP e como isso leva à crise?


O governo fica deficitário quando gasta mais do que recebe. Alternativamente, ele é superado quando recebe mais do que gasta. Para atender às despesas adicionais, quando em déficit, pode recorrer a 3 opções. Printing money, drawing money from foreign exchange reserves, or borrow from domestic or foreign source. But it is not that easy as it appears. It influences other economic variables while resorting to these measures. Excessive printing of money can lead to inflation. It can lead to debt crisis if the government borrows a lot from foreign source. Excessive borrowing from domestic sources can result in higher interest rates and further the situation of “crowding out”.


If the government draws down on its foreign exchange reserves, that’s when a balance of payments crisis may arise. In all the cases, if a government runs into a large deficit on a long run (which is not prudent for a government), it will lead to the crisis. India faced the worst BOP crisis in 1991 since 1947.


What fiscal situation India had, that caused the crisis is the next bit we will focus upon.


Fiscal Situation before Crisis:


In 1950, planning commission was formed and since then India commenced on the path of planned development. The major portion of planning process was inclined towards strengthening of public sector as a means to achieve economic growth and development. Administrative controls were set up over industries by the introduction of quota-license-inspector raj.


Since 1950, India ran into continuous trade deficit because of license raj system. The private savings were a mode of catering the public sector investment and consumption . The redistribution of income and wealth through tax and transfers was another goal during the time to reduce inequalities and poverty. There were 11 income tax brackets. The Government raised the income tax rates to high levels during the 1970s. The marginal rate of taxation along with the wealth tax reached up to 100% during 70s. In 1974–75 the personal income tax rate was brought down to 77 percent but the wealth tax rate was increased. The central revenue deficit reached to 2.44% of GDP by 1989–90 from 1.4% of GDP in 1980–81. The centre’s gross fiscal deficit increased from 5.71% to 7.31% of GDP. Even after the fall in external liabilities, the overall liabilities were huge.


Around 34% of the expenditure was on defence during 1970–71, interest payment had 19% share while the subsidies were at 3%. Furthermore, by 1990–91, the interest payment had the largest share of 29%, subsidies having 17% and defence had 15% of the expenditure share. The burden of public debt and the subsidy burden was quite great at that time.


The phase of 1980–90 saw the self-perpetuating process of deficit induced inflation and inflation induced deficit. The deficit leads to increase in money supply, which eventually raises the price levels. The rise in price increases the government expenditure faster than the receipts, hence increasing the deficit. Since 1950, India ran into continuous trade deficit because of quota license inspector raj. The fiscal imbalances affected the foreign sector resulting in the BOP crisis of 1991.


This was the worst BOP crisis, India faced since independence. During 1980s, inflow of foreign borrowings increased at burgeoning rates. There was an excessive domestic expenditure on incomes, due to which the fiscal deficit of centre and state reached to 11% in 1991. Total public debt as a ratio of GNP got doubled and foreign currency reserves faced a rapid depletion. In 1990–91, India faced a double digit inflation.


The situation aggravated by the rise in price of oil due to Iraq’s invasion of Kuwait (First Gulf war). First time in Indian history, India’s credit ratings were graded down. Due to which it was denied to access the external commercial credit markets.


Immediate and Subsequent steps taken by Government:


As an immediate action taken against the crisis included taking condition-less loan from IMF and borrowing money from banks of US and Switzerland against the Gold reserves. There is something good that emerged out of this crisis, the overdue economic reforms. Government took some major policy initiatives to address the balance of payment problem. The fiscal deficit during 1990–91 was around 8.4 percent of GDP. The fiscal imbalances were marginally corrected by the budget 1991–92, which envisaged 2% reduction in the fiscal deficit.


Subsidies on fertilizers were reduced along with the abolition of sugar subsidy. Providing excess of subsidies aggravates the fiscal deficit which was brought to balance by reducing these subsidies. The system of quota and licensing was dismantled. The economy was opened for private markets, foreign investment and trade. The road to economic liberalisation was paved by the government to balance the deficit.


Various tax reforms were introduced to make tax structure more stable and transparent. Some of them includes the reduction of tax brackets to 3 with rates of 20%, 30% and 40. The role of monetary reform in balancing the deficit was also significant. The reduction in statutory liquidity ratio (SLR) and the cash reserve ratio (CRR) and guidelines for opening new private sector banks were part of some monetary policies. The rationale behind these reforms was to bring in competition among public sector, private sector and foreign banks.


The government decided to remove direct control of government over capital markets and replacing it with a regulatory framework with transparency. Major industrial and trade policy were reformed. MRTP was repealed and private sector participation was permitted in industrial sector by narrowing down the areas reserved for public sectors.


One of the measures undertaken by the government to improve the balance of payments situation was the devaluation of rupee. Devaluation of currency leads to increase in export and hence increase in inflow of foreign currency. Initially, the rupee was devalued by about 20%. There was a need to bridge the gap between the real and nominal exchange rates, which was emerged due to high inflation. The overhauled exchange rate was corrected by this devaluation.


Year 1991 is marked as a landmark in India’s history. The country faced its biggest economic crisis and used it as an opportunity to bring about significant changes in its economic policies. India saw a rapid transformation in its economy and a different perspective of India knows as New India came into existence since then.


Bibliography.


Kapila, Uma. India’s Economic Development since 1947.


Kapila, Uma. Two Decades of Economic Reforms 1991–2018.


Mathur, Reeta. 2002. India’s Economic Policy. 2002.


Singh, Dr Neha Tomar. 2018. Fiscal Reforms in India. s. l. : IOSR Journal Of Humanities And Social Science (IOSR-JHSS), 2018.


Ao bater palmas mais ou menos, você pode nos indicar quais são as histórias que realmente se destacam.


Megha Sharma.


former Programmer Analyst @cognizant, public policy novice @takshashilaInstitution and @MountCarmelCollege (tweets anything but personal)


1991 Economic Crisis in India: New Industrial Policy, Economic Policy etc.


Indian Economic Crisis 1991.


The balance of payment crisis 1991? Never heard about it? Well, it is the country’s only big time economic downturn which it was facing in the year 1991 . it is a must know topic but before that let’s know more about what is BOP ? what does it stand for?


The balance of payments of a country is a systematic account in the form of summarized record of all the economic transactions between residents of a country and non-residents over a given period ( normally the BOP covers a period of one year ) the account is prepared using the double entry accounting systems with both the debit and credit aspects of each transactions being recorded under different heads within the account which imply that the BOP account always balances ( that is basically debit and credit summations are equal)


What are the components of the BOP account?


1) Current account: the current account pf the BOP id made up of three balances namely merchandise visible and tangible products and unilateral transfer balance . effectively it reflects the net flow of goods , services and unilateral transfers ( gifts donations legacies etc)


2) Capital account: – the capital account records all the international transactions that involve the creation of assets and liabilities in foreign currencies . these transactions involve “ a reverse flow” for E. G. a loan taken in foreign currency creates a ready inflow with a corresponding future liability / payable .


As the value of the rupee was constantly dropping down to a new level, the current account deficit was stuck at the highest position like forever it seemed. And the inflation rate of the country was running at nearly a ten percent annual clip and the country was facing a serious economic trouble and downturn. Earlier an acute balance of payments crisis had forced New Delhi into the indignity of pawning its gold reserves in order to secure which created an urgent need for development and funds from international financing.


And it all began in the year 1985 and India had started having a balance of payment problems and towards the end of the year 1990, it was in a serious economic crisis. The government was nearing to the line of the default and the country’s central bank was refusing to give any credit or loan and foreign exchange reserves had been reduced to such a point that India could barely finance itself for even 20 days and the worth of imports which led the Indian government to basically take away the national gold reserves as a pledge to the International monetary fund (IMF) to get a loan or credit in order to overcome this balance of payment crisis they had been suffering trough from the year 1985 . And now the Indian economy would have failed a big time if they did not do this ? Well, i am sure this did not happen so what did the Indian economy actually did? Sounds like a suspense story aren’t it? Let’s read more and know what had actually happened in the year 1991 and how Smartly India managed to come out of this only Indian crisis.


The beginning of the Indian balance of payment crisis .


The BOP crisis hit the country in the year 1990-1 but the journey of the crisis had been building for at least a half a decade preceding the year of 1991. The rising of the fiscal deficit and gradually increasing overvaluation has all resulted and contributed to the rising imbalance in the balance of payment of the country. Improper exchange rate adjustment with respect to the external and domestic shocks during 1990-1 was an add-on to the crisis.


A) SHOCKS: INTERNAL AND EXTERNAL.


Rupee trade was major with the Soviet bloc which was an important part of total tradeoff the country in the eighties.


Exports to Eastern Europe were comprising of 22.1% of the total exports in the year 1980.


19.3% in the year 1989. From the year of 1960s India highly depended on the Soviet Union for the exports and it failed to maintain relationship with the United states and western Europe and in the late 1980s, Soviet Union started to break and by 1991 they got subdivided into 15 nations (Russia, Kazakhstan, Ukraine, etc). and this had created a major problem for the Indian exports .


And also the gulf crisis which had risen up after the Iraq had invaded the Kuwait in the month of august in the year 1990.and this led to an increase in prices of the crude oil . India was highly dependent on Kuwaiti and Iraq’s crude oil which was a long-term supply for the contract and was in big trouble after this invasion. The effect of the oil price increase was therefore multiplied for India by a more permanent disruption of oil supplies from Iraq.


In the late 1980s, the country’s political base had shaken and the system was imploding and the Prime Minister Rajiv Gandhi was involved in a number of troubles and cases with Bofors scandal, IPKF misadventure, Shah Bano Case that ultimately led to his abolishment in the year 1989. And this political imbalance had a huge effect on the economy of Indian which was left unbothered because of the political crisis And in 1991 this stop-gap government crashed. Until Narasimha Rao was sworn as Prime Minister in the year of 1991, Indian economy was left in gross neglect.


From the perspective of the market and the other importing markets of the country, this entire period was to be known as a high degree of political uncertainty intersected with socio-economic vanished rule which had a usual impact on the confidence level of the count. Given the non-economic preoccupation of the government, this inevitably raised questions regarding the capability of the Indian government to manage the economy in such a way that the economy comes out of this depression had now become a challenge which was more of impossible to the country officials.


• The higher growth rate of the country in the 80’s which was relative to the seventies was followed by higher fiscal deficits and rising current account deficits and larger external debt from foreign financial institutions. The constantly declining fiscal situation in the presence of inadequate flexibility of the exchange rate led to a rising current account deficit. Given the highly controlled and restrictive FDI and foreign portfolio equity (FII) policy, the higher current account deficit translated into rising levels of external debt. The low (and perhaps falling) productivity of government expenditure also directly contributed to external vulnerability, by lowering the rate of return on the borrowed funds. Accordingly the diminishing trend in discounting aid and the effective recourse to private sources of external borrowing led to the rise in the interest costs which was basically creating a danger to the Indian economic situation.


• As the expected risk in international lending and borrowing eventually rises with and increasing outstanding external debt and loans taken. And this was along with the constantly increasing sourcing of external borrowing of funds from the private sources which made the capital flows vulnerable and to open perceptions regarding the politics becoming interventions. The external debt which was raised from the public and publicly guaranteed external debts had risen in its proportion from around 9.1% in the year of 1980 to the total of 31.2% in the year of 1990 which was comparatively too high taken ever in the history of India .


• And on the behalf of the user’s side, the non-guaranteed Long-term debt had now been doubled and had risen from the point of 10.4% in the 1980’s to a 24.2% in the 1990’s.


As the nature of the capital inflows was more controllable in the 80’swhich motivated the central government and the public sector units, as well as the public financial institutions, were the constant buyers of the funds in the international market. Thus, if the fixity of the exchange rate contributed to excessive external borrowing the main borrowers so affected would have been the central government and public institutions.


• There is proof of the uncontrolled growing of the overvaluation of the exchange rate in the later part of the eighties. During 1990-91, the Balance of Payments gap opened significantly and the need for devaluation was very visible to the government and was a wake-up alarm to the government, The crises, however, will not be attributed to imbalances of the trade.


• The liberalization( freedom) of the external trade (and domestic industry) during the eighties not only contributed to the higher growth rate but also put the trade-GDP 7 ratio on a clear downtrend from its 1979 oil level of the shock.


• The extremely manageable of the external payments regime and the public banking oligopoly meant that the transactions costs of remitting money through the official markets were high.


• The ban on the purchase of the gold from the importers meant that large domestic demand for gold asked by the country which was now only could be met trough smuggling and illegal ways in India.


• This is eventually led to the increasing demand for foreign exchange in the underground (“Hawala”) market for foreign exchange.


This created a vital premium in the “Hawala”( illegal) market. High transactions costs coupled with the Hawala premium gave an incentive for a constant proportion of labour remittances by non-resident Indians and some types of service earnings to be got trough the hawala market medium.


Led to an increasing extra valuation of the exchange rate increased the incentive for diversion and slowed the flow of remittances basically the (private transfers) and service earnings through the official foreign exchange market.


• An unusual combination of external and domestic political developments between end 1989 and early 1991 accentuated all these vulnerabilities to produce the Balance Of the Payment crisis that struck in India.


The result of the BOP crisis and the steps were taken.


The step taken was liberalization of the economy and this economic liberalisation in India refers to the continuing economic liberalization which was started in the year 1991 And of the country’s economic policies.


with the aim of creating a flexibility in the economy focusing on so being more market-oriented and expanding the role of private and as well as the foreign investment.


Specific changes include reducing tariffs in the import and to focus on deregulation of markets and also the reduction of taxes and exemptions in tax and also an increase in foreign investment .


Liberalisation has been credited by its proponents for the high economic growth recorded by the country in the 1990s and 2000s.


Its opponents have blamed it for increased poverty, inequality, and economic degradation. The overall direction of liberalisation has been constant which is not related to the ruling party in the political reign of the country. But has still contributed and no party has yet solved a variety of politically difficult issues, such as liberalising labour laws and the reduction in the subsidies of the agricultural products. There exists a lively debate in India as to what made the economic reforms sustainable.


There has been a vital controversy and a debate with regards to liberalization as an inclusive growth strategy of the economy and to come out of the economic downturn and crisis.


After the year of the 1992 and income of a person, variations has been one of the considerations in India with consumption and among the poorest staying stable while the wealthiest generate consumption growth.


The gross domestic product (GDP)of the country and the growth rate was the lowest in the financial year of 2018 -14.


Growing at 5.1%, more negative comments of India’s economic reforms were surfaced, as it ultimately failed to address employment growth.


Reforms in the country after the Balance of payment of crisis:


Trade reforms. Custom reforms. Indian Foreign investments. Debt reforms. Export reforms.


And this was the Indian balance of payment crisis . one should know about this crisis as it India had come out of the crisis without taking any additional finance from the foreign institutions. The 1991 liberalization policy was a game changer in the whole crisis.


Sharoz Dawa.


Co-founder & Developer at IAS Paper I am a 20-year-old guy from Mumbai (Maharashtra) currently doing Software Engineering. I love helping people and providing free education. Official Website sharozdawa Facebook.


Você pode gostar.


Trading Blocs Definition and its Positive and Negative Impacts.


Microeconomics Analysis and Macroeconomics Analysis Example | Definição.


Thing you must know about Indian Drainage System.


Deixe uma resposta Cancelar resposta.


B. Tech Admission on Manipal University (Apply Now)


Download Our Android App.


Books Must Buy for UPSC Exam 2018.


Contate-Nos.


For any help related to Civil Service be free to contact.


1991 Economic Crisis in India: New Industrial Policy, Economic Policy etc.


Indian Economic Crisis 1991.


The balance of payment crisis 1991? Never heard about it? Well, it is the country’s only big time economic downturn which it was facing in the year 1991 . it is a must know topic but before that let’s know more about what is BOP ? what does it stand for?


The balance of payments of a country is a systematic account in the form of summarized record of all the economic transactions between residents of a country and non-residents over a given period ( normally the BOP covers a period of one year ) the account is prepared using the double entry accounting systems with both the debit and credit aspects of each transactions being recorded under different heads within the account which imply that the BOP account always balances ( that is basically debit and credit summations are equal)


What are the components of the BOP account?


1) Current account: the current account pf the BOP id made up of three balances namely merchandise visible and tangible products and unilateral transfer balance . effectively it reflects the net flow of goods , services and unilateral transfers ( gifts donations legacies etc)


2) Capital account: – the capital account records all the international transactions that involve the creation of assets and liabilities in foreign currencies . these transactions involve “ a reverse flow” for E. G. a loan taken in foreign currency creates a ready inflow with a corresponding future liability / payable .


As the value of the rupee was constantly dropping down to a new level, the current account deficit was stuck at the highest position like forever it seemed. And the inflation rate of the country was running at nearly a ten percent annual clip and the country was facing a serious economic trouble and downturn. Earlier an acute balance of payments crisis had forced New Delhi into the indignity of pawning its gold reserves in order to secure which created an urgent need for development and funds from international financing.


And it all began in the year 1985 and India had started having a balance of payment problems and towards the end of the year 1990, it was in a serious economic crisis. The government was nearing to the line of the default and the country’s central bank was refusing to give any credit or loan and foreign exchange reserves had been reduced to such a point that India could barely finance itself for even 20 days and the worth of imports which led the Indian government to basically take away the national gold reserves as a pledge to the International monetary fund (IMF) to get a loan or credit in order to overcome this balance of payment crisis they had been suffering trough from the year 1985 . And now the Indian economy would have failed a big time if they did not do this ? Well, i am sure this did not happen so what did the Indian economy actually did? Sounds like a suspense story aren’t it? Let’s read more and know what had actually happened in the year 1991 and how Smartly India managed to come out of this only Indian crisis.


The beginning of the Indian balance of payment crisis .


The BOP crisis hit the country in the year 1990-1 but the journey of the crisis had been building for at least a half a decade preceding the year of 1991. The rising of the fiscal deficit and gradually increasing overvaluation has all resulted and contributed to the rising imbalance in the balance of payment of the country. Improper exchange rate adjustment with respect to the external and domestic shocks during 1990-1 was an add-on to the crisis.


A) SHOCKS: INTERNAL AND EXTERNAL.


Rupee trade was major with the Soviet bloc which was an important part of total tradeoff the country in the eighties.


Exports to Eastern Europe were comprising of 22.1% of the total exports in the year 1980.


19.3% in the year 1989. From the year of 1960s India highly depended on the Soviet Union for the exports and it failed to maintain relationship with the United states and western Europe and in the late 1980s, Soviet Union started to break and by 1991 they got subdivided into 15 nations (Russia, Kazakhstan, Ukraine, etc). and this had created a major problem for the Indian exports .


And also the gulf crisis which had risen up after the Iraq had invaded the Kuwait in the month of august in the year 1990.and this led to an increase in prices of the crude oil . India was highly dependent on Kuwaiti and Iraq’s crude oil which was a long-term supply for the contract and was in big trouble after this invasion. The effect of the oil price increase was therefore multiplied for India by a more permanent disruption of oil supplies from Iraq.


In the late 1980s, the country’s political base had shaken and the system was imploding and the Prime Minister Rajiv Gandhi was involved in a number of troubles and cases with Bofors scandal, IPKF misadventure, Shah Bano Case that ultimately led to his abolishment in the year 1989. And this political imbalance had a huge effect on the economy of Indian which was left unbothered because of the political crisis And in 1991 this stop-gap government crashed. Until Narasimha Rao was sworn as Prime Minister in the year of 1991, Indian economy was left in gross neglect.


From the perspective of the market and the other importing markets of the country, this entire period was to be known as a high degree of political uncertainty intersected with socio-economic vanished rule which had a usual impact on the confidence level of the count. Given the non-economic preoccupation of the government, this inevitably raised questions regarding the capability of the Indian government to manage the economy in such a way that the economy comes out of this depression had now become a challenge which was more of impossible to the country officials.


• The higher growth rate of the country in the 80’s which was relative to the seventies was followed by higher fiscal deficits and rising current account deficits and larger external debt from foreign financial institutions. The constantly declining fiscal situation in the presence of inadequate flexibility of the exchange rate led to a rising current account deficit. Given the highly controlled and restrictive FDI and foreign portfolio equity (FII) policy, the higher current account deficit translated into rising levels of external debt. The low (and perhaps falling) productivity of government expenditure also directly contributed to external vulnerability, by lowering the rate of return on the borrowed funds. Accordingly the diminishing trend in discounting aid and the effective recourse to private sources of external borrowing led to the rise in the interest costs which was basically creating a danger to the Indian economic situation.


• As the expected risk in international lending and borrowing eventually rises with and increasing outstanding external debt and loans taken. And this was along with the constantly increasing sourcing of external borrowing of funds from the private sources which made the capital flows vulnerable and to open perceptions regarding the politics becoming interventions. The external debt which was raised from the public and publicly guaranteed external debts had risen in its proportion from around 9.1% in the year of 1980 to the total of 31.2% in the year of 1990 which was comparatively too high taken ever in the history of India .


• And on the behalf of the user’s side, the non-guaranteed Long-term debt had now been doubled and had risen from the point of 10.4% in the 1980’s to a 24.2% in the 1990’s.


As the nature of the capital inflows was more controllable in the 80’swhich motivated the central government and the public sector units, as well as the public financial institutions, were the constant buyers of the funds in the international market. Thus, if the fixity of the exchange rate contributed to excessive external borrowing the main borrowers so affected would have been the central government and public institutions.


• There is proof of the uncontrolled growing of the overvaluation of the exchange rate in the later part of the eighties. During 1990-91, the Balance of Payments gap opened significantly and the need for devaluation was very visible to the government and was a wake-up alarm to the government, The crises, however, will not be attributed to imbalances of the trade.


• The liberalization( freedom) of the external trade (and domestic industry) during the eighties not only contributed to the higher growth rate but also put the trade-GDP 7 ratio on a clear downtrend from its 1979 oil level of the shock.


• The extremely manageable of the external payments regime and the public banking oligopoly meant that the transactions costs of remitting money through the official markets were high.


• The ban on the purchase of the gold from the importers meant that large domestic demand for gold asked by the country which was now only could be met trough smuggling and illegal ways in India.


• This is eventually led to the increasing demand for foreign exchange in the underground (“Hawala”) market for foreign exchange.


This created a vital premium in the “Hawala”( illegal) market. High transactions costs coupled with the Hawala premium gave an incentive for a constant proportion of labour remittances by non-resident Indians and some types of service earnings to be got trough the hawala market medium.


Led to an increasing extra valuation of the exchange rate increased the incentive for diversion and slowed the flow of remittances basically the (private transfers) and service earnings through the official foreign exchange market.


• An unusual combination of external and domestic political developments between end 1989 and early 1991 accentuated all these vulnerabilities to produce the Balance Of the Payment crisis that struck in India.


The result of the BOP crisis and the steps were taken.


The step taken was liberalization of the economy and this economic liberalisation in India refers to the continuing economic liberalization which was started in the year 1991 And of the country’s economic policies.


with the aim of creating a flexibility in the economy focusing on so being more market-oriented and expanding the role of private and as well as the foreign investment.


Specific changes include reducing tariffs in the import and to focus on deregulation of markets and also the reduction of taxes and exemptions in tax and also an increase in foreign investment .


Liberalisation has been credited by its proponents for the high economic growth recorded by the country in the 1990s and 2000s.


Its opponents have blamed it for increased poverty, inequality, and economic degradation. The overall direction of liberalisation has been constant which is not related to the ruling party in the political reign of the country. But has still contributed and no party has yet solved a variety of politically difficult issues, such as liberalising labour laws and the reduction in the subsidies of the agricultural products. There exists a lively debate in India as to what made the economic reforms sustainable.


There has been a vital controversy and a debate with regards to liberalization as an inclusive growth strategy of the economy and to come out of the economic downturn and crisis.


After the year of the 1992 and income of a person, variations has been one of the considerations in India with consumption and among the poorest staying stable while the wealthiest generate consumption growth.


The gross domestic product (GDP)of the country and the growth rate was the lowest in the financial year of 2018 -14.


Growing at 5.1%, more negative comments of India’s economic reforms were surfaced, as it ultimately failed to address employment growth.


Reforms in the country after the Balance of payment of crisis:


Trade reforms. Custom reforms. Indian Foreign investments. Debt reforms. Export reforms.


And this was the Indian balance of payment crisis . one should know about this crisis as it India had come out of the crisis without taking any additional finance from the foreign institutions. The 1991 liberalization policy was a game changer in the whole crisis.


Sharoz Dawa.


Co-founder & Developer at IAS Paper I am a 20-year-old guy from Mumbai (Maharashtra) currently doing Software Engineering. I love helping people and providing free education. Official Website sharozdawa Facebook.


Você pode gostar.


Types of Government Budget : Balanced, Surplus & Deficit budget.


Balance Of Payments (BOP Economics): Deficit, Account, Crisis and Formula.


BRICS Nations (Brazil, Russia, India, China and South Africa): Economies.


Deixe uma resposta Cancelar resposta.


B. Tech Admission on Manipal University (Apply Now)


Download Our Android App.


Books Must Buy for UPSC Exam 2018.


Contate-Nos.


For any help related to Civil Service be free to contact.

Комментарии